domingo, 30 de novembro de 2008

As cifras do e-commerce

Turma este é um resumo do artigo que utilizamos em sala, é muito interessante!






O texto de forma geral, tratava de uma pesquisa realizada pela revista Info das maiores empresas de e-commerce do país, com destaque para a Gol, onde ocorreram inúmeras mudanças; tanto e-business como o e-commerce surgiram para tornar a empresa mais eficiente e mais competitiva, vieram para modernizar todo o processo de fabricação e venda, afim de disponibilizar ao consumidor um produto cada vez melhor, atendendo as suas necessidades e desejos de qualidade, quantidade, no tempo e no lugar certo, conforme a demanda dos mesmos. Para alcançar esses objetivos o e-business tem a função de promover uma comunicação rápida e eficaz entre as empresas, interligando e interagindo diversos conjuntos de sistemas. Com o e-busisness é montada a estrutura que servirá para o e-commerce, este refere-se a uma transação comercial, ou seja, às vendas. É uma relação entre empresa e cliente, os produtos e serviços são oferecidos através de uma loja virtual.
Toda a ação é programada, armazenada e realizada através dos meios eletrônicos. As tecnologias para a área da informação tem evoluído de uma forma muito rápida o que também explica o grande crescimento no número de e-consumidores em todo o Brasil, já são atualmente mais de 10 milhões de pessoas que já experimentaram comprar algum produto pela internet.
A prática de preços mais baixas, fáceis formas de financiamento, frete grátis, facilidade de compra sendo possível uma maior comparação de preços, são algumas das vantagens do comércio eletrônico. Quanto aos processos internos, os negócios eletrônicos trazem à empresa agilidade em todo o seu processo de fabricação, trazem também um melhor controle de seu estoque, reduzindo desperdícios, dentre tantos outros benefícios principalmente para seu sistema de compra. Devido a tantas vantagens muitas empresas não estão medindo esforços para se adequar a esta nova realidade, como por exemplo a Petrobras que hoje transaciona eletronicamente mais de 90% de seu faturamento e a Gol vendendo 70% das passagens via internet, com um faturamento total com o e-commerce de cerca de 81%, o total investido pode ser alto mas, o retorno é ainda maior.
Um ponto importante sobre o futuro das transações online é o fato de estar crescendo o acesso à internet, são milhões de novos internautas a cada ano, com a vantagem de uma internet mais segura, resultado de um contínuo investimento, atraindo aqueles que por receio evitam realizar compras por este meio, expandindo ainda mais este mercado.
Estão sempre surgindo coisas novas com uma velocidade incrível, além do cartão de crédito virtual e do cheque eletrônico que estão conquistando muitos clientes por toda parte, estão surgindo também novos e mais práticos aparelhos que nos atraem por sua comodidade e por serem fáceis de carregar e com um desempenho ainda mais rápido. Determinadas empresas já oferecem um sistema que permite ao consumidor acompanhar, de casa, em que fase está o atendimento de seu pedido, portanto acompanham todo o processo.
Por fim, devido a forte concorrência, aos avanços tecnológicos, ao conforto que estes serviços disponibilizam e a inclusão digital até mesmo daqueles de classes mais baixas, tanto o e-business como o e-commerce se encontram em um meio cada vez mais próspero.
Fonte: REGGIANI, Lucia. As cifras do e-commerce. Revista Info-Exame, ano 21, n° 245 de agosto de 2006 , páginas 46 a 53.

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